segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Soluções para problemas acústicos em residências

O excesso de ruídos no lar é um problema que incomoda a muitos. Vizinhos barulhentos, ruas movimentadas ou até mesmo o barulho provocado pelo tráfego de aviões e helicópteros, podem transformar sua casa, que deveria ser um local de descanso e sossego, em um ambiente repleto de poluição sonora.

Para solucionar esses problemas, qualquer construção pode receber tratamento e isolamento acústico. O primeiro tem a função de evitar que o som reflita sobre o ambiente, ou seja, evita o eco. Já o segundo tem como objetivo impedir a transmissão de barulhos de um local para o outro.

As medidas devem ser diferentes, pois os ruídos podem ter origens diversas. Os barulhos gerados pelo movimento de veículos nas avenidas, por exemplo, são transmitidos pelo ar e classificados como externos. Os ruídos internos são aqueles oriundos dos vizinhos e de outros ambientes de um prédio. Também são ruídos de impacto, como por exemplo, um objeto que cai no chão ou uma pessoa caminhando de sapato de salto alto dentro de sua residência.

Existem também os ruídos mecânicos, que têm origem no uso de elevadores, ar condicionado, bombas de água, compressores e até do encanamento de construções, que, em alguns casos, podem vibrar.

Os problemas acústicos mais simples acontecem em casas que sofrem com a repetição dos sons, causados, geralmente, pela decoração do ambiente. Se o projeto for equilibrado, e as peças estiverem bem dispostas, o problema pode ser eliminado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário